ASSINALADO DIA DA PAZ E DA RECONCILIAÇÃO NACIONAL
O dia da Paz e da Reconciliação Nacional na província de Benguela assinalou-se nesta sexta-feira (04/04), em acto presidido pelo Governador Provincial, Manuel Nunes Júnior.
O evento que decorreu, Município dos Navegantes ficou marcado com a homenagem dos antigos combatentes e veteranos da pátria e vários percursores que contribuíram para o desenvolvimento da paz no âmbito dos 50 anos de independência nacional.
Ao presidir o acto, Manuel Nunes Júnior considerou a data de grande festa, por se comemorar 23 anos desde que o País alcançou a paz, depois de quase 30 anos de guerra.
O Governante fez saber que, depois da conquista da Independência Nacional, foi preciso defender a integridade e a soberania do País, perante certos momentos de destabilização interna e externa.
“E hoje temos paz, a paz é o maior bem de todo o mundo, não há nenhum povo do mundo que se tenha desenvolvido sem paz, a paz é uma condição fundamental para que os países possam resolver os seus problemas e proporcionar a prosperidade aos seus povos" disse o Governador.
O responsável máximo da Província aproveitou o momento para reconhecer os efeitos no elevado patriotismo dos angolanos em geral, representados por civis e militares que se distribuíram nas várias fases da luta pela independência nacional, pela defesa da segurança pública, segurança nacional e pela conquista e preservação da paz.
Referiu que, com a paz, Angola passou a estar em condições de implementar o seu objectivo estratégico que é o alcance de uma grande dependência económica por meio da inovação, do bem-estar das populações, resolvendo os seus problemas materiais e sociais.
Manuel Nunes relançou que, todas as conquistas só foram possíveis porque o país e os angolanos, têm sabido preservar esta lei essencial que é a paz e a reconciliação nacional.
O acto foi igualmente marcado com a mensagem de boas vindas do Administrador Municipal dos Navegantes, Tomás António e desfile dos Municípios e vários sectores sociais da Província de Benguela.
O acordo da paz foi assinalado no dia 4 de Abril de 2002 na província do Moxico.
Fizeram parte do acto do dia da paz e reconciliação nacional, Membros do conselho da República, Deputados a Assembleia Nacional, Membros do Governo, Órgãos de Defesa e Segurança do Estado, autoridades tradicionais, entidades religiosas, agremiações juvenis, membros da sociedade civil e convidados.