Notícias


Clique para assistir o vídeo!

PROVÍNCIA DE BENGUELA COM NOVAS INFRAESTRUTURAS SOCIAIS

Governo 08-04-2025
REABERTO CENTRO DE CONSULTAS INTEGRADAS DE BENGUELA

O centro de consultas integradas localizado no Município de Benguela, foi reaberto nesta sexta-feira (04/04), em acto presidido pelo Governador Provincial, Manuel Nunes Júnior.

Manuel Nunes Júnior que percorreu os compartimentos da unidade sanitária, foi informado pelo Director do Gabinete Provincial da Saúde, António Manuel Cabinda, sobre o estado actual da infraestrutura.

Na ocasião, o Governador disse que a infraestrutura ora reinaugurada é um centro de referência que agora vai estar aberto para consultas de todo tipo de doenças.

"Temos neste centro bons laboratórios, que podem fazer a maior parte das análises clínicas, sem necessidade de ir para o hospital geral, o que para nós é muito importante" frisou o Governador.

Fez saber que, este centro que acaba de ser entregue para o atendimento ao público vai permitir uma menor pressão sobre os hospitais de referência.

“Portanto, quando nós tivermos vários centros com estas características, as pessoas poderão ter acesso a elas e não precisarão de ir aos hospitais de referência, esses terão menos pressão e os cuidados que prestarão aos utentes serão melhores, porque estão sob menos pressão”, apontou.

Manuel Nunes Júnior realçou que, estas iniciativas são louváveis para que se possa ter um sistema de saúde bem estruturado, da base ao topo, começando com uma base larga e evoluindo até chegar ao ponto da pirâmide, que são os grandes hospitais de referência.

o Centro que servia antes para o rastreio e tratamento de tuberculose, passa agora para um Centro de consultas integradas, deixando assim de tratar apenas a tuberculose, mas incluindo várias outras enfermidades, onde o cidadão poderá consultar-se com diferentes especialistas, fruto dos meios de diagnóstico instalados.

O Centro é uma unidade que está composta por um bloco administrativo, um laboratório de análises clínicas, sete consultórios para consultas e conta também com uma área de consultas da telemedicina, com seis bancas e um auditório de apoio.

A unidade hospitalar que vai funcionar 24 horas/dia, tem uma capacidade para atendimento aproximadamente de120 pacientes diariamente.

Fonte: GABINETE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO GOVERNO PROVINCIAL DE BENGUELA
Governo 08-04-2025
ASSINALADO DIA DA PAZ E DA RECONCILIAÇÃO NACIONAL

O dia da Paz e da Reconciliação Nacional na província de Benguela assinalou-se nesta sexta-feira (04/04), em acto presidido pelo Governador Provincial, Manuel Nunes Júnior.

O evento que decorreu, Município dos Navegantes ficou marcado com a homenagem dos antigos combatentes e veteranos da pátria e vários percursores que contribuíram para o desenvolvimento da paz no âmbito dos 50 anos de independência nacional.

Ao presidir o acto, Manuel Nunes Júnior considerou a data de grande festa, por se comemorar 23 anos desde que o País alcançou a paz, depois de quase 30 anos de guerra.

O Governante fez saber que, depois da conquista da Independência Nacional, foi preciso defender a integridade e a soberania do País, perante certos momentos de destabilização interna e externa.

“E hoje temos paz, a paz é o maior bem de todo o mundo, não há nenhum povo do mundo que se tenha desenvolvido sem paz, a paz é uma condição fundamental para que os países possam resolver os seus problemas e proporcionar a prosperidade aos seus povos" disse o Governador.

O responsável máximo da Província aproveitou o momento para reconhecer os efeitos no elevado patriotismo dos angolanos em geral, representados por civis e militares que se distribuíram nas várias fases da luta pela independência nacional, pela defesa da segurança pública, segurança nacional e pela conquista e preservação da paz.

Referiu que, com a paz, Angola passou a estar em condições de implementar o seu objectivo estratégico que é o alcance de uma grande dependência económica por meio da inovação, do bem-estar das populações, resolvendo os seus problemas materiais e sociais.

Manuel Nunes relançou que, todas as conquistas só foram possíveis porque o país e os angolanos, têm sabido preservar esta lei essencial que é a paz e a reconciliação nacional.

O acto foi igualmente marcado com a mensagem de boas vindas do Administrador Municipal dos Navegantes, Tomás António e desfile dos Municípios e vários sectores sociais da Província de Benguela.

O acordo da paz foi assinalado no dia 4 de Abril de 2002 na província do Moxico.

Fizeram parte do acto do dia da paz e reconciliação nacional, Membros do conselho da República, Deputados a Assembleia Nacional, Membros do Governo, Órgãos de Defesa e Segurança do Estado, autoridades tradicionais, entidades religiosas, agremiações juvenis, membros da sociedade civil e convidados.

Fonte: GABINETE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO GOVERNO PROVINCIAL DE BENGUELA
Governo 03-04-2025
ENCARREGADO DE NEGÓCIOS DA EMBAIXADA DOS ESTADOS UNIDOS EM ANGOLA TRABALHA EM BENGUELA

Uma delegação composta por 18 Embaixadores, chefiada pelo encarregado de Negócios da Embaixada dos Estados Unidos em Angola, James Story, trabalha desde esta quarta-feira (2/4), na Província de Benguela.

Logo após a sua chegada de comboio a comitiva foi recebida no terminal de minério LAR, pelo Governador Provincial de Benguela, Manuel Nunes Júnior.

Na ocasião, o Governador agradeceu aos Embaixadores por deslocarem-se a província de Benguela e considerou importante e simbólica esta viagem, assim como um sinal de clara demonstração do interesse de vários países envolvidos neste projecto que é o Corredor do Lobito.

“O facto de termos aqui esse conjunto de Embaixadores reunidos é claramente um sinal de que o Corredor do Lobito é um projecto interessante, atractivo e um projecto que vai avante”, disse que mostrou-se satisfeito com a chegada da comitiva a Benguela.

Por seu lado, James Story referiu que, a visita visa promover prosperidade, não somente para Angola, mas também para a região e para o mundo.

Salientou que, dentro de três meses haverá uma cimeira de negócios Estados Unidos da America-África, em Luanda, com dois mil convidados, empresas, países, e vai ter outras oportunidades, não somente para Província de Benguela Benguela, corredor Lobito, mas para o país.

Durante dois dias de trabalho, os 18 Embaixadores que deslocaram-se a província de Benguela com olhos virados para o corredor do Lobito, vão visitar infraestruturas de impacto sócio-económico.

Fonte: GABINETE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO GOVERNO PROVINCIAL DE BENGUELA

Projectos Estruturantes


Escola Primário BG 4242 Marco Estação foi construída no Município do Cubal no âmbito do PIIM. ...Ler mais
Construção de um posto de saude Tipo II na povoação de Eyendue, Comuna do Wyangombe, Município do Caimbambo. ...Ler mais
Sistema de captação e distribuição de água na Aldeia de Eyende, Comuna do Wiyangomba. ...Ler mais
Escola Primária do Bolonguera, Município do Chongoroi. Construída no âmbito do PIIM. ...Ler mais

benguela.gov.ao Governador da Província de Benguela

Manuel Nunes Júnior



Parceiros