benguela.gov.ao
Província
05 Junho de 2022 | 09h07

MINISTÉRIO DA CULTURA, TURISMO E AMBIENTE PROMOVE SEGUNDO CONSELHO CONSULTIVO ALARGADO

O Segundo Conselho Consultivo Alargado do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente, decorre desde esta quinta-feira (16/06) em Benguela, cujo cerimónia de abertura foi presidida pelo titular da pasta, Filipe Zau.

O Segundo Conselho Consultivo Alargado tem como objectivo buscar contribuições por parte dos parceiros deste sector para contribuir na redução das desigualdades sociais existente para promoção e a valorização cultural, turística e ambiental do País.
Chamado a intervir para notas de boas vindas, o Governador Provincial de Benguela, Luís Nunes,  agradeceu a escolha da Província para acolher o acto Nacional do Ministério e desejou aos participantes êxitos durante os dois dias de debates.
Luís Nunes convidou aos participantes a visitarem  locais   históricos e turísticos da Província para conhecerem mais profundamente os encantos de Ombaka.
Revelou que, o Governo de Benguela tem implementado acções no sector da Cultura, Turismo e Ambiente, intervindo na limpeza e requalificação dos mangais, recuperação do Museu de Arqueologia, reabilitação dos Cines Monumental e Flamingo e de modo geral a requalificação das cidades de Benguela, Lobito, Catumbela e Baía-Farta.
Por seu lado, Filipe Zau durante o discurso de abertura disse que, a realização deste Segundo Conselho Consultivo Alargado, ocorre numa conjuntura caracterizada por importantes transformações no cenário político e económico do País decorridos cinco anos desde as últimas eleições gerais.
O Ministro referiu que o Executivo tem apresentado uma visão estratégica de suporte ao desenvolvimento sustentável, implementação de acções de qualificação dos recursos humanos, para potencializarem a cultura, turismo e ambiente, de forma articulada com outros sectores da economia nacional.
O Governante salientou ainda que, o seu sector tem definido na cultura políticas do papel económico e social das línguas de origem africana em prol do desenvolvimento sustentável.
Referiu que, no domínio social, o turismo constitui-se na maior fonte de diversificação da economia, desde que sejam garantido os requisitos de partida para que os empresários nacionais e estrangeiros possam investir e garantir mais emprego a população.
Para o ambiente o Ministro garantiu que têm o foco em todas a vertentes de sustentabilidade, baseada no uso sustententável dos recursos naturais e no aproveitamento do potencial dos resíduos, reduzindo os impactos ambientais que decorrem da disposição indevida dos resíduos sólidos, efluentes e emissões dos gases de efeito estufa.
Durante dois dias serão debatidos temas como Os Desafios da Classificação e da Gestão dos Bens Culturais, Estratégia de Implantação das Indústrias Culturais e Criativas, A Rede Museológica Nacional, o Relançamento do Turismo Desafios e Oportunidades, Estratégia de Saneamento Participação na Implementação de Projectos, Apoio Institucional e Financeiro  entre outros.

GABINETE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO GOVERNO PROVINCIAL DE BENGUELA



Voltar