benguela.gov.ao
Sociedade
17 Setembro de 2022 | 11h09

ASSINALADO CENTENÁRIO DE ANTÓNIO AGOSTINHO NETO

O centenário do primeiro Presidente da República de Angola, António Agostinho Neto, assinalou-se este sábado (17/9), em Benguela, com várias actividades sociais e recreativas.

O acto Provincial presidido pela Vice-Governadora para o sector Político, Social e Económico, Lídia Amaro, foi antecedido pela deposição de coroa de flores no Cemitério Velho da Camunda.
Ao presidir o acto, Lídia Amaro, em representação do Governador Provincial de Benguela, Luís Nunes, disse que a celebração desta data assemelha-se com o processo de construção da identidade nacional, o Herói e fundador inquestionável da Nação, que poetizou a vida, as conquistas, tendo se agarrado com mãos, arma, canetas, ao objectivo único de congregar povos e alcançar a liberdade.
A Vice-Governadora considerou Neto um homem de história que dedicou a sua vida a causa da conquista da independência da Pátria angolana.
A responsável frisou que, a celebração hoje do Centenário serve para recordar com júbilo o homem de notável honra, humanismo e diplomacia, chamando a responsabilidade de todos em garantir a continuidade do seu legado.
O acto foi igualmente marcado com a realização de uma palestra sobre o percurso histórico de Neto, trovas, poesias e exposições fotográficas.
O Centenário do Fundador da Nação angolana, António Agostinho Neto, marca a data do seu nascimento a 17 de Setembro de 1922.
Fizeram parte das festividades do Centenário, Dr. António Agostinho Neto, Membros do Governo, Órgãos de Defesa e Segurança do Estado, autoridades tradicionais, entidades religiosas, agremiações juvenis, membros da sociedade civil e convidados.
GABINETE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO GOVERNO PROVINCIAL DE BENGUELA


Voltar