• SINDICATO DOS JORNALISTAS ANGOLANOS EM BENGUELA REALIZA COLÓQUIO SOBRE SINDICALISMO NAS EMPRESAS DE COMUNICAÇÃO, PARA CELEBRAR OS 50 ANOS DE INDEPENDÊNCIA NACIONAL


    O Secretariado Provincial do Sindicato dos Jornalistas Angolanos em Benguela realizou, nesta sexta-feira, 7 de novembro, um colóquio sobre sindicalismo nas empresas de comunicação, no Hospital Geral de Benguela, enquadrado nas celebrações dos 50 anos de Independência Nacional.
    A actividade decorreu sob o tema: “Sindicalismo nas Empresas de Comunicação e Perspectivas no Contexto Actual”.
    A cerimónia de abertura foi presidida pelo Dr. António Carvalho, Director do Gabinete de Comunicação Social do Governo Provincial de Benguela, em representação de Sua Excelência o Governador Provincial, Professor Doutor Manuel Nunes Júnior.
    Na sua intervenção, António Carvalho reconheceu o papel histórico do Governo Provincial no apoio ao Sindicato dos Jornalistas Angolanos, sublinhando o contributo da instituição na defesa da classe, na promoção da liberdade de imprensa e na consolidação de um jornalismo ético, responsável e comprometido com o interesse público e nacional.
    O responsável destacou ainda que o tema escolhido “convida-nos a refletir sobre um dos pilares fundamentais da profissão jornalística: a valorização humana e institucional dos jornalistas”.
    “Um sindicato maduro e construtivo não é apenas um instrumento de reivindicação, mas também um espaço de diálogo e de responsabilidade social”, sublinhou o Director do Gabinete de Comunicação Social.
    Por sua vez, o Secretário Provincial do Sindicato dos Jornalistas Angolanos em Benguela, Jorge Domingos, destacou o papel crucial dos jornalistas na consolidação da democracia e no pluralismo das empresas de comunicação, ao longo dos cinquenta anos de independência nacional.