• REABERTO CENTRO DE CONSULTAS INTEGRADAS DE BENGUELA


    O centro de consultas integradas localizado no Município de Benguela, foi reaberto nesta sexta-feira (04/04), em acto presidido pelo Governador Provincial, Manuel Nunes Júnior.

    Manuel Nunes Júnior que percorreu os compartimentos da unidade sanitária, foi informado pelo Director do Gabinete Provincial da Saúde, António Manuel Cabinda, sobre o estado actual da infraestrutura.

    Na ocasião, o Governador disse que a infraestrutura ora reinaugurada é um centro de referência que agora vai estar aberto para consultas de todo tipo de doenças.

    "Temos neste centro bons laboratórios, que podem fazer a maior parte das análises clínicas, sem necessidade de ir para o hospital geral, o que para nós é muito importante" frisou o Governador.

    Fez saber que, este centro que acaba de ser entregue para o atendimento ao público vai permitir uma menor pressão sobre os hospitais de referência.

    “Portanto, quando nós tivermos vários centros com estas características, as pessoas poderão ter acesso a elas e não precisarão de ir aos hospitais de referência, esses terão menos pressão e os cuidados que prestarão aos utentes serão melhores, porque estão sob menos pressão”, apontou.

    Manuel Nunes Júnior realçou que, estas iniciativas são louváveis para que se possa ter um sistema de saúde bem estruturado, da base ao topo, começando com uma base larga e evoluindo até chegar ao ponto da pirâmide, que são os grandes hospitais de referência.

    o Centro que servia antes para o rastreio e tratamento de tuberculose, passa agora para um Centro de consultas integradas, deixando assim de tratar apenas a tuberculose, mas incluindo várias outras enfermidades, onde o cidadão poderá consultar-se com diferentes especialistas, fruto dos meios de diagnóstico instalados.

    O Centro é uma unidade que está composta por um bloco administrativo, um laboratório de análises clínicas, sete consultórios para consultas e conta também com uma área de consultas da telemedicina, com seis bancas e um auditório de apoio.

    A unidade hospitalar que vai funcionar 24 horas/dia, tem uma capacidade para atendimento aproximadamente de120 pacientes diariamente.