O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, mostrou- se satisfeito com andamento do projecto emergencial de abastecimento de água das cidades do litoral da Província de Benguela, durante a visita de trabalho realizado nesta quarta-feira.
Durante a visita, o governante inteirou-se do funcionamento e do estado de execução das estações de tratamento de água (ETA), das estações de bombeamento de água bruta (EBABE), bem como das obras do canal do açude, infra-estruturas consideradas estratégicas para o reforço do sistema de abastecimento de água potável da província.
João Baptista Borges, disse que projceto na primeira fase vai permitir recuperar a capacidade de produção de água que era de um metro cúbicos (1.5) por segundo já no primeiro trimestre do próximo ano.
O ministro salientou ainda que a segunda fase de projecto emergencial perspetiva- se em ampliar a capacidade de produção de água na província de Benguela, com instalação de um total de dois (2) metros cúbicos por segundos, com esta ampliação vai permitir que mais de 60 mil famílias possam no fundo ter água com maior qualidade.
Por fim, João Baptista Borges, avançou que durante este ano fora registrado em termos de prejuízos superiores a 50 milhões de dólares fruto de vandalismo.
Por sua vez, o Governador Provincial de Benguela, Manuel Nunes Júnior, reprovou os actos de vandalismo referindo que a vandalização é algo bastante grave do ponto de vista do comportamento de certos cidadãos que efectivamente não compreendem o esforço que se está a fazer para a melhoria das condições de vida das populações.
O governante frisou que todos aqueles que praticam o vandalismo devem ser sancionados fortemente para que sirva de exemplo a todos aqueles que têm este comportamento de vandalizar bens públicos, bens que existem para o nosso bem-estar, para que todos nós possamos ter uma vida digna e mais apropriada.
O objectivo desta visita visou constatar o andamento das obras desenvolvidas no âmbito do projecto emergencial de reposição da capacidade de abastecimento de água aos cinco municípios do litoral da província, nomeadamente Lobito, Catumbela, Benguela, Navegantes e Baía Farta.
-
MINISTRO DA ENERGIA E ÁGUAS SATISFEITO COM GRAU DE EXECUÇÃO DO PROJECTO EMERGENCIAL DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA DA PROVÍNCIA DE BENGUELA