• MASFAMU CAPACITA QUADROS DO SECTOR EM BENGUELA


    O Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher (MASFAMU), promove desde hoje (16/04), uma acção formativa para directores municipais e técnicos do sector de Benguela.

    O encontro metodológico e esforço da capacidade institucional da equipa técnica local, terá a duração de dois dias, cuja abertura coube a Secretária de Estado do MASFAMU, Adila Maimona.

    A responsável salientou que, a acção formativa tem como objectivo prevenir a proliferação da cólera nas comunidades por meio da acção de sensibilização que promovam a mudança de comportamento e práticas preventivas, além do reforço a alimentação das famílias afectadas e dos equipamentos sociais, nomeadamente centros e lares de acolhimento de crianças e idosos em Benguela.

    Adila Maimona comentou que, o seminário fortalecerá o ajuste e o controle dos casos em todo o território, com base em evidências e respostas sociais práticas, visando a transversalidade das acções com o objectivo de incluir todos.

    Mostrou-se confiante de que os conteúdos absorvidos durante os dois dias úteis contribuirão para a melhoria das acções em favor das famílias locais e reforce o sistema de informação e gestão da acção social, agregado valor ao sistema de protecção social da província de Benguela.

    Por sua vez, a Vice-governadora para Sector Político, Social e Económico, Cátia Cachuco, disse que a província de Benguela vive um momento
    de grande atenção que precisa a participação de todos para a sensibilização da sociedade em geral.

    Cátia Cátia Cachuco frisou que, a cólera é uma doença comunitária e fundamentalmente dependente do comportamento das pessoas nas comunidades, desde os pressupostos de observação da higiene com rigor e os relacionados com a alimentação.

    Participam do encontro, membros do Governo, entidades tradicionais e relegiosa, directores municipais e técnicos de Acção Social da província de Benguela.