• GOVERNADOR ABRE FORMAÇÃO SOBRE SANEAMENTO TOTAL EM BENGUELA


    O Governador Provincial de Benguela, Manuel Nunes Júnior, procedeu nesta terça-feira, 26 de Agosto, à abertura da formação sobre Saneamento Total Liderado pelas Comunidades e Escolas. O programa tem como finalidade promover acções que eliminem a defecação ao ar livre, assegurando o forte envolvimento das comunidades, escolas e lideranças locais.
    Na ocasião, o Governador destacou que a meta é reduzir em 65% a prática da defecação ao ar livre até 2027. Acrescentou ainda que, ao associar o Saneamento Inclusivo ao programa, o objectivo poderá alcançar até 85%, resultado do trabalho articulado entre as duas iniciativas.
    Manuel Nunes Júnior sublinhou que a formação é fundamental para capacitar técnicos e líderes comunitários a trabalharem de forma conjunta na implementação das acções. “Estamos comprometidos em melhorar as condições de saneamento na nossa província e garantir uma vida mais saudável para os cidadãos”, afirmou.
    Por sua vez, o representante do UNICEF, Edson Monteiro, realçou que a situação do saneamento em Benguela é endémica e que os maus indicadores estão directamente ligados ao comportamento das comunidades.
    “Há necessidade de mudança de comportamento a todos os níveis, considerando que o saneamento implica não apenas infra-estruturas, mas também serviços essenciais que devem ser providenciados para salvaguardar a saúde e o bem-estar das populações”, acrescentou.