VIAS DE COMUNICAÇÃO | Apreciado Programa de Estradas de Terra para Escoamento da Produção
O Conselho de Governação Local apreciou o Programa de Estradas de Terra para o Escoamento da Produção Nacional, documento que apresenta um conjunto de acções a serem desenvolvidas para a construção e reabilitação destes acessos de importância estratégica.
O documento foi apreciado na primeira Reunião Ordinária deste ano do Conselho de Governação Local, realizada hoje, dia 24 de Março, nas instalações do Governo Provincial da Lunda-Sul, sob orientação do Presidente da República, João Lourenço.
A medida visa contribuir para o escoamento da produção nacional, particularmente nos sectores agrícola, industrial, exploração mineira e turística, tendo em conta o nível de intervenção a efectuar nos itinerários seleccionados, assim como as estimativas de custos para implementação do referido programa.
O governo preconiza numa primeira fase intervir em 3.344 quilómetros, nas 21 províncias do país. Ainda na reunião de hoje, o Conselho de Governação Local apreciou, igualmente, a Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional 2025-2034 (ENSAN II), documento que contém medidas que visam assegurar o direito à alimentação adequada e acessível para todos os cidadãos, através de uma abordagem integrada e sustentável, com a participação da sociedade civil, e foco no aumento progressivo das áreas dos pequenos e grandes agricultores.
A ENSAN Il surge como um passo essencial para a construção de um sistema de segurança alimentar e nutricional robusto, visando a concretização dos desígnios estabelecidos na Estratégia de Longo Prazo (ELP) – Angola 2050, cujas opções estratégicas de desenvolvimento são incorporadas no Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN), enquanto instrumento de planeamento de médio prazo.
A ENSAN Il será integrada na estratégia de transformação dos sistemas da agricultura para sistemas agroalimentares. Por sua vez, no domínio do planeamento, o Conselho de Governação Local apreciou uma proposta de reestruturação do Programa de Reconversão da Economia Informal (PREI), concebido como uma política pública estruturante para facilitar a transição dos operadores informais para a economia formal, promovendo a segurança jurídica, o acesso ao financiamento e a inclusão nos sistemas de protecção social.
LUNDA-SUL - INCLUSÃO, TRABALHO E PROSPERIDADE