• EMPOSSADOS NOVOS MEMBROS DA CÂMARA DE COMÉRCIO, INDÚSTRIA, AGRICULTURA E PESCAS DA PROVÍNCIA DE BENGUELA


    A Câmara de Comércio, Indústria, Agricultura e Pescas de Benguela (CCIAP) realizou, nesta quarta-feira, 05 de novembro, a cerimónia oficial de revitalização da instituição e de tomada de posse dos seus novos órgãos sociais.
    O ato decorreu sob o lema “Uma nova era de parcerias de desenvolvimento para Benguela e o Corredor do Lobito”.
    A cerimónia foi prestigiada por Sua Excelência o Governador Provincial de Benguela, Manuel Nunes Júnior, que, no seu discurso, destacou o papel determinante e fundamental da Câmara de Comércio, Indústria, Agricultura e Pescas para esta nova etapa de desenvolvimento da província.
    O Governador sublinhou que o grande desafio actual é transformar a independência política conquistada há 50 anos numa verdadeira independência económica, capaz de impulsionar uma produção nacional dinâmica, geradora de emprego, investimento e prosperidade para os angolanos.
    “A geração de 1975 libertou o país e tornou Angola independente, mas a nossa geração tem agora a missão de garantir a independência económica”, afirmou.
    Manuel Nunes Júnior felicitou os novos membros empossados e realçou que o sector público e o sector privado devem actuar em complementaridade, sendo que o Estado tem a função de regular e criar condições, enquanto os empresários têm a missão de produzir e distribuir bens e serviços para o bem-estar colectivo.
    O responsável provincial reforçou ainda que a CCIAP é mais do que uma estructura representativa do empresariado, constituindo-se num verdadeiro parceiro estractégico do Governo, com o papel de promover uma articulação sólida e productiva em prol do desenvolvimento da província.
    Por sua vez, o presidente da Câmara de Comércio e Indústria de Angola, Dr. Vicente Soares, sublinhou que a instituição é um órgão representar activo e de defesa da classe empresarial, criada após a independência nacional, com o objectivo de promover as trocas comerciais, atrair investimentos, defender os interesses das empresas e cooperar com o Estado na promoção das relações económicas e comerciais de Angola com o mundo.
    Já o presidente eleito do Conselho de Administração da Câmara de Comércio, Indústria, Agricultura e Pescas de Benguela, Dr. Adriano Cardoso, destacou que a revitalização da CCIAP marca o renascimento de uma instituição com uma missão clara: transformar o imenso potencial económico da província em desenvolvimento real, sustentável e inclusivo.
    A cerimónia culminou com a assinatura do termo de posse pelos membros e pelo presidente da CCIAP de Benguela.