Foi celebrado nesta quarta-feira, 04 de Fevereiro, o acto Provincial do dia do início da Luta Armada e de Libertação Nacional em Benguela.
O acto foi presidido pelo Governador Provincial de Benguela, Manuel Nunes Júnior, sob o lema “preservando os valores da pátria, honremos os nossos heróis”.
O Governador Provincial de Benguela, Manuel Nunes Júnior destacou 4 de fevereiro como o despertar de uma nação, foi o dia em que Angola começou de forma irreversível a caminhar para a sua liberdade.
O Governador fez saber que nesse dia, 4 de fevereiro, homens e mulheres, a maior parte deles muito jovens, pessoas simples, pessoas que não se sentiam Pessoas humildes, sem grandes recursos materiais, mas com grandes convicções e ideias sobre o futuro de Angola, sobre o futuro do seu país, decidiram enfrentar um sistema injusto, um sistema opressor e um sistema desumano.
Manuel Nunes Júnior frisou que muitos dos nossos heróis, que estão aqui, estão em uma situação de desigualdade, e os heróis não conheceram a liberdade que nós hoje vivemos e que eles ajudaram a conquistar.
" Muitos deixaram as famílias, sonhos e projectos pessoais, deram a própria vida para que hoje possamos viver num país soberano, que tem a sua própria bandeira, que tem a sua própria voz. disse o Governador
O evento visou honrar os heróis da luta armada de libertação, reflectir sobre a unidade nacional e transmitir às futuras gerações um legado de amor à Pátria e de altruísmo.
A data marca o 65º aniversário do Dia do Início da Luta Armada de Libertação Nacional.
-
CELEBRADO EM BENGUELA O DIA DO INÍCIO DA LUTA ARMADA