A província de Benguela acolheu nesta segunda-feira (22/09), o simpósio regional centro-sul sobre ética institucional do Ministério do Interior (MININT).
O evento reuniu delegações do MININT e dos comandos provinciais da Polícia Nacional de várias províncias, incluindo Benguela, Huíla, Bié, Cuando Cubango, Namibe, Huambo e Cunene.
O Governador Provincial de Benguela, Manuel Nunes Júnior, destacou a importância do simpósio, afirmando que "os cidadãos exigem não apenas eficiência operativa na luta contra a criminalidade, mas também bons exemplos das nossas forças de segurança e de ordem interna".
Para o Governador, o simpósio é uma oportunidade para reafirmar o primado da lei e dos direitos humanos, com o objectivo de promover a ética institucional no MININT, fortalecer a confiança e a autoridade legítima, e proteger a vida, a paz social e a convivência harmoniosa.
Já o Ministro do Interior, Manuel Homem, no seu discurso de abertura, enfatizou que "sem ética, não há confiança e sem confiança, não há autoridade legítima".
Acrescentou que o simpósio é um momento de reflexão estratégica, de alinhamento e de renovação de compromissos, para garantir que as acções do MININT sejam guiadas pela integridade, pela disciplina e pelo respeito à dignidade da pessoa humana.
-
BENGUELA ACOLHE SIMPÓSIO REGIONAL CENTRO-SUL SOBRE ÉTICA INSTITUCIONAL DO MININT