O Ministério das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação realizou nesta sexta-feira (05/09), na província de Benguela, o acto de lançamento do Projecto de Requalificação e Reconversão Urbana das Cidades de Angola (SONA).
Na ocasião, o Vice-Governador para os Serviços Técnicos e Infraestruturas, Adilson Gonçalves, deu as boas-vindas aos presentes e destacou que a província de Benguela abraçou o projecto há cerca de dois anos, reconhecendo-o como uma mais valia para o desenvolvimento local. Segundo o responsável, já estão em carteira intervenções nos municípios de Benguela, Catumbela e Lobito.
O governante sublinhou ainda que o surgimento do SONA surge em boa hora, numa fase em que a província desenvolve o projecto de Auto-Construção Dirigida, reforçando a importância da complementaridade entre os dois programas.
Por sua vez, o Director Nacional do Instituto do Ordenamento do Território, Henriques dos Santos, frisou que o SONA responde aos desafios e oportunidades colocados pela urbanização acelerada, com foco na habitação, na requalificação urbana e no papel essencial das cidades na transformação económica do país, estando alinhado ao Plano de Desenvolvimento Nacional 2023-2027.
O responsável acrescentou que o projecto constitui uma aposta do Executivo Angolano na melhoria das condições de habitabilidade, face ao crescimento populacional e aos impactos das mudanças climáticas que afectam o continente africano.
Já o coordenador-adjunto do SONA junto do Banco Mundial, Belisário dos Santos, explicou que o financiamento é assegurado por esta instituição, através de um instrumento designado Programa para Resultados (PforR). Sublinhou ainda que este é o primeiro projecto em Angola a ser financiado por meio deste mecanismo, o qual difere do modelo tradicional de Projectos de Investimento, ao privilegiar a obtenção de resultados concretos.
O Projecto SONA foi aprovado pelo Despacho Presidencial n.º 279/24, de Dezembro, e visa contribuir para o desenvolvimento harmonioso do território nacional, apoiando a gestão e a prestação de serviços urbanos por meio de acções de requalificação e reconversão em grandes cidades do país, com destaque para Benguela, Huambo e Huíla, promovendo um crescimento urbano sustentável.
-
BENGUELA ACOLHE O LANÇAMENTO DO PROJECTO SONA