• BANCO MUNDIAL VISITA BENGUELA PARA IMPULSIONAR AGRICULTURA NO CORREDOR DO LOBITO.


    O Governador Provincial de Benguela, Manuel Nunes Júnior, recebeu na manhã deste sábado 20/09, a delegação do Banco Mundial, chefiada pelo senhor Eliote Gadiel, Director-Adjunto da Divisão de Agricultura e Alimentação para a região de África.
    A visita enquadra-se nos preparativos de um programa de investimentos que o Banco Mundial está a desenvolver em parceria com o Governo angolano, com o objectivo de acelerar o crescimento da agricultura e do agronegócio nas comunidades situadas ao longo do Corredor do Lobito.
    De acordo com a equipa da missão, a iniciativa ainda em fase inicial tem três objectivos centrais:
    1. Criação de empregos,
    2. Reforço da segurança alimentar e nutricional, e
    3. Maior inclusão da juventude.
    Para alcançar essas metas, a primeira etapa consiste na identificação das cadeias de valor com maior potencial para gerar emprego e melhorar a segurança alimentar. Concluída essa análise, serão definidos os investimentos prioritários e as reformas de políticas públicas necessárias para impulsionar o desenvolvimento do setor agrícola e do agronegócio.
    Atualmente, o Banco Mundial já apoia a agricultura na província através de dois programas em execução o PEDAC e o MOSAP3 que estão a criar bases sólidas para uma expansão mais ampla. “As actividades já estão em andamento”, sublinhou a missão, acrescentando que “o próximo passo é acelerar e ampliar estes esforços”.