benguela.gov.ao
Província
20 Maio de 2022 | 14h09

ABERTA EXPOSIÇÃO AGROPECUÁRIA EM BENGUELA

A sexta Edição do Mercadão e a Terceira Expo Pecuária, que decorre no Estádio de Ombaka, foi aberta hoje (20/05), em cerimónia presidida pelo Governador Provincial de Benguela, Luís Nunes. A Exposição enquadra-se no âmbito das festividades da Cidade de Benguela que completou no passado dia 17 do corrente mês 405 anos.

O espaço aberto serve para exposição de produtos agrícolas e pecuário, onde os produtores e criadores de gado trocam experiência e colocam diversos produtos a disposição dos consumidores e visitantes.

Na ocasição o Governador Provincial de Benguela agradeceu a organização do evento e disse que a feira é a maior montra de exposição agropecuária da Província de Benguela e tem um grande impacto na vida económica da Província por quanto representa uma oportunidade para os criadores de gado e agricultores.

Luís Nunes avançou que, mesmo com a situação que a região Centro e sul tem enfrentado de algum tempo a esta parte, de estiagem e da prolongada seca, impoem a um trabalho árduo para encontrar os melhores mecanismos de mitigação nos efeitos nefastos que a mesma provoca nos diversos domínios.

O representante máximo da Província reconheceu o esforço e sacrifício dos criadores de gado e agricultores, que mesmo com estas adversidades não desistem de lutar para garantir a produção e assim levar os bens essenciais ao consumo dos distintos cidadãos, demonstrando claramente que a resiliência é um factor preponderante para que se atinjam resultados pretendidos.

Desta feita, disse, o Estado tem criado vários incentivos para o sector agrícola, onde se destaca a concessão de crédito no âmbito do PRODESI, das distintas linhas de financiamentos como o PAPE, FADA, FACRA e de igual modo o programa integrado de desenvolvimento rural com a entrega de viaturas aos agentes para facilitar o escoamento da produção agrícola, com vista a dinamização do sector produtivo.

O governante salientou ainda que, a feira deve tornar-se num campo aberto de debates para serem estudados mecanismos que visam a melhoria da produção através de abordagens de especialistas do sector, tendo como objectivo a definição de medidas de como melhorar a criação de gado e a prática da agricultura para esta região.

GABINETE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO GOVERNO PROVINCIAL DE BENGUELA



Voltar