Luís Nunes convidado a intervir na cerimónia de tomada de posse do primeiro Bispo da Diocese da Ganda, Dom Estevão Binga, defendeu ser precisamente com esta fraternidade
que se afirma que o Estado continua com a participação activa e imprescindível da Igreja em todas as áreas necessária para construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e desenvolvida como recorda o Concílio Vaticano II.
O Governante disse ainda que, com a criação da Diocese o Governo está certo de que, a Ganda, continuará a formar não apenas bons cristãos, mais também bons cidadãos, "cujo caminho é o chamado que nos une, para juntos trabalharmos para o bem de todos”.
Luís Nunes referiu também que, a vida espiritual e social do País é imensurável, hoje o que se vive é um momento de verdadeira celebração na união, tal como o milagre da vida, "quando uma mãe gera um filho”, o que acabou por acontecer a Diocese de Benguela gerou a Diocese da Ganda, um símbolo vivo da dedicação, fé e trabalho colectivo dos missionários, leigos e de toda comunidade de fiéis.
O responsável máximo da Província fez ainda referência do trabalho incansável de Dom Jaca na Província de Benguela, dedicada a criação da nova Diocese da Ganda, fruto da atenção que dá a igreja e à sociedade como um todo.
A Dom Estevão Binga, o Governador augura que o seu ministério seja fecundo e profícuo, reiterando a garantia de que, poderá contar com o apoio das autoridades , administrativas, tanto municipais quanto provinciais , pois a missão do Executivo converge para um único e nobre objectivo: o bem comum das populações.
Luís Nunes partilhou votos de que a Diocese da Ganda floresça, trazendo consigo bençãos para todos que dela partilham, constituindo-se um exemplo de como a união e a cooperação como podem transformar vidas e construir uma sociedade mais justa, próspera e solidária.
Bom Estevão Binga nomeado, como o primeiro Bispo da Diocese da Ganda, tomou posse neste domingo numa cerimónia que contou com a presença de milhares de fiéis.
Dom Estevão Binga, que exerceu a função de Bispo Auxiliar de Benguela, passa agora a liderar os destinos da Diocese da Ganda criada a 1 de Agosto do corrente ano, pelo Santo Padre, o Papa Francisco, e alberga os Municípios da variante sul da Província de Benguela e de Tchinjenje, Município do Huambo.
A Diocese da Ganda é a mais nova Diocese de Angola, desmembra-se da Diocese de Benguela, e Dom Estêvão Binga torna-se no primeiro Bispo desta diocese.